Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lio Marin é o mais votado para o cargo de PGJ de Santa Catarina

    MP de Santa Catarina forma lista para PGJ do estado. CONAMP enviou ofício ao governador requerendo nomeação do mais votado

    O atual procurador-geral de Justiça Lio Marcos Marin foi eleito com 235 votos para mais um mandato à frente do Ministério Público de Santa Catarina, para o biênio 2013/2015. O procurador de Justiça Gercino Gerson Gomes Neto recebeu 166 votos.

    O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., enviou ofício ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, requerendo a nomeação do mais votado como PGJ do estado.

    Pela Constituição Federal, o governador de Santa Catarina pode nomear qualquer um dos integrantes da lista, mas, no ofício, o presidente da CONAMP lembra que a escolha do candidato mais votado sempre foi defendida pelos membros do MP. "A CONAMP, balizada pela missão constitucional de velar pelo regime democrático, inclusive dentro da instituição, assumiu o compromisso histórico de defender a nomeação do mais votado na lista para o cargo de procurador-geral de Justiça. Reconhecendo a faculdade constitucional reservada a Vossa Excelência, enquanto Governador de Estado, e respeitando tal discricionariedade para a escolha de quaisquer dos integrantes da lista, volvemos nossa certeza às convicções democráticas que sempre nortearam a vossa atuação ao longo de uma notável vida pública, em especial no exercício do mais elevado cargo do Executivo estadual", diz o documento.

    Lio Marcos Marin, 50 anos, é vice-presidente para a região Sul do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). É natural de Anita Garibaldi. Formou-se em Direito na Universidade de Caxias do Sul em agosto de 1986 e obteve o grau de especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ingressou no MPSC em janeiro de 1990. Foi Secretário-Geral do MPSC (1999/2001); presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (2002/2006); presidente do Conselho de Políticas e Prioridades Institucionais e diretor da região Sul da CONAMP.

    CONAMP

    Assessoria de Comunicação

    imprensa@conamp.org.br

    61. 3314-1356 / 61. 8135-0944

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lio-marin-e-o-mais-votado-para-o-cargo-de-pgj-de-santa-catarina/100373042

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)