Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ manifesta apoio contra PEC 37

Em sessão da Segunda Turma da Corte Superior, ministros declararam que a proposta não atinge apenas o MP, mas vai de encontro, principalmente, aos interesses da nação

Durante sessão de julgamento, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manifestou apoio ao Ministério Público Federal (MPF) contra a Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, que confere exclusividade da apuração penal para as polícias e retira o poder de investigação criminal do Ministério Público e demais órgãos públicos.

Para o presidente da Segunda Turma, ministro Herman Benjamin, “na democracia, devemos temer o monopólio de poder”. Herman Benjamin destacou que a PEC 37 não prejudica apenas a instituição ministerial, mas, acima de tudo, a própria sociedade. “Esta emenda não é contra o Ministério Público. É contra os interesses da nação e, sobretudo, da civilização, que é contra esse monopólio de poder, qualquer que seja”, ressaltou.

A ministra Eliana Calmon também declarou que a rejeição da proposta é importante para “uma nação civilizada, organizada e democrática”. O ministro Castro Meira acrescentou que a matéria tem interesse nacional, uma vez que “a limitação desse trabalho à polícia pode excessivamente causar grandes prejuízos à população de modo geral”.

Segundo a análise do ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, “o Ministério Público, como patrono maior da ação penal, deve acompanhar, desde o início, os supostos ilícitos praticados, evidentemente sem qualquer intervenção no sentido de parcialidade, mas no sentido de uma apuração mais rígida, na defesa da coletividade e cidadania”.

O ministro Mauro Campbell Marques observou, ainda, que inquérito e investigação são duas atividades diferentes. Nesse aspecto, o ministro rebateu o argumento de que a Constituição Federal já impediria a investigação criminal pelo Ministério Público. “Se, como se propala, a investigação já é obstada pela Carta Constitucional por parte do Parquet, não haveria necessidade de PEC alguma”, declarou.

Fonte: com informações do MPF

CONAMP

Assessoria de Comunicação

imprensa@conamp.org.br

imprensa2@conamp.org.br

61. 3314-1356/ 1367

61. 8135-0944/ 61. 9977-3364

  • Publicações4145
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações96
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-manifesta-apoio-contra-pec-37/100556658

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)