Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CONAMP publica análise técnica sobre audiência de custódia Destaque

    A CONAMP publicou nesta terça-feira (14) Nota Técnica sobre o atual texto substitutivo do Projeto de Lei do Senado 554/11, que trata das audiências de custódia. A matéria está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

    A CONAMP entende que o texto em questão é inconstitucional por violar o princípio da separação de poderes e usurpar função do Poder Judiciário ao permitir que cautelares restritivas de direitos sejam determinadas por delegados de polícia. A nota destaca ainda que o substitutivo aumenta o rol de crimes que passam a comportar fiança.

    “Não bastasse ser o brasil ser o país com a maior quantidade de homicídios do mundo, agora surge uma iniciativa - não precedida de qualquer debate - que aumenta os casos de soltura pela contraprestação pecuniária apenas com a finalidade de aumentar as hipóteses em que o delegado de polícia poderá soltar, dispensando a audiência de custódia”

    O prazo de vinte e quatro horas para a realização das audiências de custódia também é questionado, já que a Corte de Direitos humanos entende como viável de 3 a 4 dias para o procedimento e a ONU define 48h. Devido à falta de estrutura de diversas corporações públicas, a CONAMP defende prazos mais elásticos a fim de evitar a soltura apenas pela não realização da audiência de custódia.

    Clique aqui e confira a íntegra da Nota Técnica

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conamp-publica-analise-tecnica-sobre-audiencia-de-custodia-destaque/208225653

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)