Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CONAMP participa da abertura da exposição sobre a atuação do MPM na Segunda Guerra Mundial

    Foi realizada nesta quarta-feira (21) a cerimônia de abertura da exposição “Atuação do Ministério Público Militar na Segunda Guerra Mundial”, organizada pelo Centro de Memória do Ministério Público Militar.

    A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, o 1º vice-presidente, Victor Hugo Azevedo, e o secretário-geral, Elísio Teixeira, participaram da solenidade.

    A exposição “Atuação do Ministério Público Militar na Segunda Guerra Mundial” foi montada com base na publicação Memória Histórica do Ministério Público Militar, lançada pelo MPM em 2012, que possui um capítulo dedicado ao tema: O Ministério Público Militar e as Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial.

    Dois dos autores dessa publicação – o procurador de Justiça Militar Ricardo de Brito Albuquerque Pontes Freitas e o promotor de Justiça Militar, aposentado, Jorge Cesar de Assis – proferiram breves palestras em que fizeram uma síntese dessa participação do MPM na campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O subprocurador-geral de Justiça Militar, aposentado, José Carlos Couto de Carvalho, autor de publicações sobre o tema, também fez um apanhado dessa atuação da Justiça Militar e do MPM no conflito.

    Está disponível digitalmente a íntegra artigos e publicações de membros do MPM, bem como os pareceres do procurador-geral de Justiça Militar da época, Waldemiro Gomes Ferreira, em atuação no Conselho Supremo de Justiça Militar,e, também, a ementa de apelações, recursos criminais, autos de prisão em flagrante, inquéritos policiais militares, revisões, entre outros documentos do período.

    Com informações do MPM

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conamp-participa-da-abertura-da-exposicao-sobre-a-atuacao-do-mpm-na-segunda-guerra-mundial/471137429

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)