Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Associações discutem articulação sobre pedido de veto do projeto de lei que altera a Lei de Introdução às Normas no Direito Brasileiro

    O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, participou nesta quarta-feira (18) de reunião com representantes associativos para discutir articulação em favor do veto ao projeto de lei 7448/2017 (PLS 349/2015), que altera a Lei de Introdução às Normas no Direito Brasileiro (LNDB) e fragiliza a lei de improbidade.

    Além do 1º vice-presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, e do secretário-geral, Elísio Teixeira, estiveram presentes dirigentes das entidades que também subscreveram o pedido de veto: Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT).

    As entidades discutiram os pontos mais preocupantes da proposta, como os artigos 25, que prevê a possibilidade de proposição de ação declaratória sem especificar limitações e requisitos fundamentais; e o 28, que prevê a responsabilização de agentes públicos “em caso de dolo ou erro grosseiro”, sendo que os agentes públicos atualmente respondem por dolo ou por culpa, em qualquer grau.

    Há ainda inconstitucionalidades relativas à violação à independência judicial (artigo 20) e criação de maior burocracia para o devido controle de atos administrativos (artigos 23 e 26), dificultando a atuação do Poder Judiciário contra a impunidade.

    A assessoria jurídica da CONAMP já está analisando as ações cabíveis caso haja sanção do projeto de lei.

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/associacoes-discutem-articulacao-sobre-pedido-de-veto-do-projeto-de-lei-que-altera-a-lei-de-introducao-as-normas-no-direito-brasileiro/569159384

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)