Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Frentas realiza reunião em Brasília

    Nesta quarta-feira (16), integrantes da diretoria da CONAMP participaram de reunião da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, o 1º vice-presidente, Manoel Murrieta, e o secretário-geral da entidade, Elísio Teixeira, estavam presentes. Também participou o diretor da região nordeste, Bérgson Formiga.

    A recomposição inflacionária dos subsídios foi o principal item da pauta em discussão. No início de agosto, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a inclusão do reajuste dos subsídios dos ministros da Corte na proposta orçamentária do Judiciário de 2019, a ser encaminhada para o Ministério do Planejamento. A matéria está regulamentada no projeto de lei 27/16, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2016, e ainda em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.

    O reajuste tem gerado acirradas discussões. Apesar de a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 não tratar do tema expressamente, não há qualquer possibilidade de corte linear no orçamento do Judiciário e nem proibição de concessão de reajuste salarial para os servidores públicos no próximo ano. Isto foi possível em especial pela mobilização institucional da CONAMP e entidades parceiras.

    Outros temas da pauta da reunião da Frentas foram: ajuda de custo para moradia, regulamentação do teto do funcionalismo público, paridade constitucional entre magistratura e MP e capacidade eleitoral passiva dos membros das carreiras.

    Participaram ainda da reunião da Frentas os presidentes José Robalinho Cavalcanti (ANPR) e Fernando Mendes (Ajufe), além da vice-presidente Noemia Porto (Anamatra), do vice-presidente Helder Amorim (ANPT) e do diretor Marcelo Micheloti (Ajufe).

    Nesta quinta-feira (16), no Espírito Santo, integrantes da Frentas reuniram-se com o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES). O presidente da Associação Espírito-Santense do MP (AESMP), Aldecion Caliman, e o presidente da Associação Nacional do MP Militar (ANMPM), Antonio Duarte, estiveram presentes.

    Em Brasília, o 1º vice-presidente, Manoel Murrieta, participou de reunião de trabalho na sede da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para dar encaminhamento às demandas estabelecidas conjuntamente no âmbito da Frentas.

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frentas-realiza-reuniao-em-brasilia/613628866

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)