Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CONAMP reforça posicionamento contra ameaças à atuação do Ministério Público

    O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, enviou nesta quinta-feira (13) a nota pública da entidade contra ameaças à atuação do Ministério Público para o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, e para o presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marcelo Weitzel.

    No documento, a CONAMP repudia “qualquer manifestação que, indevida e antidemocraticamente, ameace as prerrogativas, atribuições e independência da instituição ministerial e de seus membros”.

    A publicação ocorre após a divulgação do Memorando nº 12/2018/GAB/CLF, pelo conselheiro do CNMP Luiz Fernando Bandeira de Mello, que propõe à Corregedoria Nacional do Ministério Público “investigue a regular cronologia dos procedimentos preparatórios” em que foram deflagradas operações nos últimos meses contra candidatos a cargo eletivos nas eleições deste ano.

    Confira a íntegra da nota enviada:

    NOTA PÚBLICA

    A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), entidade que representa mais de 16 mil membros do Ministério Público brasileiro, vem a público externar, de forma clara e objetiva, preocupação e desconformidade com qualquer iniciativa de investigação dirigida contra agentes do Ministério Público contendo narrativa genérica, desacompanhada de indicação de fato ou conduta passível de apuração correcional, notadamente quanto ao teor do Memorando nº 12/2018/GAB/CLF, que propõe à Corregedoria Nacional do Ministério Público que “investigue a regular cronologia dos procedimentos preparatórios” em que foram deflagradas operações nos últimos meses contra candidatos a cargos eletivos nas eleições que se avizinham.

    Ao fazer referência a diversas ações ajuizadas e operações deflagradas nos últimos meses contra políticos investigados, o eminente Conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello sugere que há necessidade de se verificar se houve retardo ou aceleração de tramitação nos procedimentos investigatórios a cargo do Ministério Público com a finalidade de “ganhar os holofotes durante o período eleitoral”.

    Ocorre que os membros do Ministério Público, no exercício desta atividade finalística, observam regulamentações do próprio CNMP, que estabelecem prazos e justificativas para os casos de prorrogação das investigações, o que é informado em relatórios mensais determinados pelos órgãos próprios de controle.

    De outro lado, inexistindo fato concreto e indicação de liame subjetivo na imputação dirigida a membro do Ministério Público, a apuração disciplinar se pautaria apenas em suposição, com sério risco de representar interferência indevida na atuação finalística do Ministério Público.

    O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa dos interesses e valores da sociedade, jamais cogitando-se deixar de cumprir sua missão ou fazê-la com objetivos que não absoluto respeito ao império da lei, conforme os contornos expressos na Constituição da República.

    O perfil institucional conferido ao Ministério Público pelo constituinte originário, inclusive com as prerrogativas e garantias conferidas a seus membros, constitui patrimônio imaterial da sociedade e um dos alicerces do estado democrático de direito, devendo seu agir impessoal ocorrer com a independência e autonomia que lhe assegura jamais se subordinar a qualquer ideologia ou segmento, inclusive político, sempre buscando o interesse público.

    As prerrogativas de magistratura conferidas ao Ministério Público não são para a própria Instituição, mas para a atuação independente em favor da sociedade e do cumprimento rigoroso da lei, sendo corolário disso a impossibilidade de se inferir controle sobre o mérito de sua atuação, a não ser pela via judicial, conforme comando do art. 5º, inciso XXXV, da Lei Magna.

    Diante do exposto, em postura de constante vigilância e defesa da independência e da autonomia do Ministério Público e de seus agentes, a CONAMP manifesta apoio e confiança na isenção da atuação dos Membros do Ministério Público brasileiro e repudia qualquer manifestação que, indevida e antidemocraticamente, ameace as prerrogativas, atribuições e independência da instituição ministerial e de seus membros.

    Brasília-DF, 12 de setembro de 2018.

    Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto,

    Presidente da CONAMP

    Clique e acesse a versão PDF

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conamp-reforca-posicionamento-contra-ameacas-a-atuacao-do-ministerio-publico/624968404

    Informações relacionadas

    Recomendação trata da relação entre liberdade de expressão e cumprimento dos deveres funcionais dos membros do MP

    Contestação - TJSP - Ação Cancelamento de Vôo - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Condomínio Lagoa Quente Flat Hotel

    Contestação - TJSP - Ação Perdas e Danos - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Vidam Hotel Aracaju (Antigo Radisson Hotel Aracaju

    Contestação - TJES - Ação Rescisão do Contrato e Devolução do Dinheiro - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra CVC Brasil Operadora e Agencia de Viagens, Lima & Galdino Agencia de Viagens e Turismo e LVR Turismo

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Responsabilidade civil do membro do Ministério Público

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)