Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    José Omar é reconduzido ao cargo de chefe do Ministério Público do Estado do Tocantins

    José Omar de Almeida Júnior, atual procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado do Tocantins, foi nomeado nesta quarta-feira (31) para o segundo mandato no cargo. A solenidade de posse irá ocorrer no dia 14 de dezembro.

    José Omar foi o candidato mais votado da lista tríplice, seguido dos procuradores de Justiça José Demóstenes de Abreu e Alcir Raineri Filho. Na ocasião, a CONAMP e a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) encaminharam ofício ao governador Mauro Carlesse solicitando a escolha do mais votado por esta ser a vontade da maioria dos promotores e procuradores de Justiça do Tocantins, manifestada em pleito.

    Um dos compromissos assumidos por José Omar foi o reforço da atuação em prol de alteração legislativa estadual que atualmente impede a candidatura de promotores de Justiça ao cargo de PGJ. Esta é uma das bandeiras históricas da CONAMP e da ATMP. Pelo princípio da isonomia, toda a carreira ostenta as mesmas garantias e prerrogativas, fato afirmado pela Carta Magna que assegura a formação de lista tríplice dentre os integrantes da carreira (art. 128, § 30 da CF). Se a Constituição Federal não faz distinção entre promotor e procurador de Justiça, a lei estadual que o faz é manifestamente restritiva e contraria à Lei Maior.

    Hoje em dia, esta restrição existe apenas em quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Roraima e Tocantins.

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jose-omar-e-reconduzido-ao-cargo-de-chefe-do-ministerio-publico-do-estado-do-tocantins/643878445

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)