Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF confirma inconstitucionalidade de limitação de candidatura de Promotores ao cargo de PGJ do Piauí

    No julgamento do plenário virtual da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5700, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou liminar concedida em 2017 pelo ministro Alexandre de Moraes (relator). Foi julgado procedente o pedido para invalidar o artigo 142, parágrafo 1º, da Constituição do Estado do Piaui, com redação dada pela Emenda Constitucional 49/201, em que somente “procuradores de Justiça integrantes da carreira no efetivo exercício das funções e no gozo de vitaliciedade” podem compor a lista tríplice a partir da qual o governador escolherá o procurador-geral de Justiça do Piauí.

    A CONAMP acompanha a tramitação da ADI desde o início como amicus curiae. Esta é uma das bandeiras históricas da CONAMP, já que, pelo princípio da isonomia, toda a carreira ostenta as mesmas garantias e prerrogativas, fato afirmado pela Carta Magna que assegura a formação de lista tríplice dentre os integrantes da carreira (art. 128, § 30 da CF). A possibilidade de promotores e procuradores de Justiça serem candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça é uma conquista da sociedade e do Ministério Público na Constituição Federal de 1988. Apenas três estados brasileiros não permitem que promotor se candidate a PGJ: Minas Gerais, São Paulo e Roraima.

    • Publicações4145
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-confirma-inconstitucionalidade-de-limitacao-de-candidatura-de-promotores-ao-cargo-de-pgj-do-piaui/754822619

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Qual a diferença entre ato administrativo complexo e ato administrativo composto?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)